terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pra você viver mais...

Eu queria muito que a época dos morangos fosse o ano inteiro. Ficou meio estranha essa frase, heim? Eu queria que morango não tivesse época, é isso.

Tem gente que acha o morango uma fruta boba, sem sabor. Eu não. Pra mim morango é uma fruta ímpar. Tão querida... tem uma cor linda, um aroma dos deuses, uma generosidade tão grande de receitas. Até picadinho num pote bonito já me deixa feliz.

Mas infelizmente a temporada está no finalzinho. Daqui a pouco a caixinha vai pra $ 8 e aí não dá, né gente? Só se for pra matar desejo de grávida... rs

Então, se você for como eu e ficar numa tristeza muito grande na espera do próximo ciclo, sugiro que faça duas coisas: uma é congelar. Morangos lavados e secos, sem as folhas, em saquinhos. Dá pra fazer sucos, vitaminas, cremes e musses, caldas e coulis. Mas tem gente que não tem tanto espaço no freezer assim, então a minha outra sugestão é preparar uma geleia.

Morango, essa receitinha é pra você. Pra você viver mais. 


























Geleia de Morango

Ingredientes

  • 1 1/2 caixa de morangos
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 cravos-da-índia

Preparo

Lave os morangos em água corrente, tire as folhas e deixe de molho em uma tigela com água por 5 minutos. Tire com cuidado (as sujeirinhas vão ficar no fundo) e coloque numa panela junto com os demais ingredientes.
No fogo alto, mexa sem parar até a mistura começar a borbulhar. Então diminua para o fogo médio e, mexendo de vez em quando, cozinhe até obter o ponto.

Fácil demais, não?

Eu gosto de ir apertando os morangos contra as laterais da panela, assim eles desfazem um pouco e engrossam ainda mais a calda. Mas se você quiser uma textura mais rústica, não faça isso e os morangos permanecerão inteiros mesmo após o cozimento.

O pulo do gato nesta receita é acertar o ponto, que pra quem nunca fez geleia pode deixar alguma dúvida. Então eu explico: a mistura fica mais espessa, desgruda do fundo da panela, e quando você levanta a colher de pau {hoje não é mais de pau, né? é de bambu...}, a geleia fica num ponto chamado "gota dupla": com a colher bem na horizontal caem duas gotas ao mesmo tempo ao invés de uma só. Isso, no meu fogão, levou mais ou menos uns 20 minutos.


E é isso, meus queridos. Geleia homemade pra deixar a gente muito feliz!!!

Espero que tenham gostado da receita, beijos em todos, ótima semana e ... inté! =)

P.S.: Se você guardar num vidro esterilizado (ferva numa panela o vidro e a tampa totalmente cobertos com água e deixe secar sobre um pano de prato limpo ou sobre um papel toalha) a geleia dura de 3 a 4 semanas na geladeira. Melhor ainda se você colocar a geleia ainda quente no pote também ainda quente. Quando esfriar tampe bem e leve à geladeira.

P.S.2: Querida Marília, nós amamos as nossas porcelanas novas! Muito muito obrigada!!


5 comentários:

Anônimo disse...

on instagram
@chrisdiniz: @laura_degani seu curso de fotografia te fez muito bem! A foto ficou linda!

Anônimo disse...

on instagram
@nadiamaiabismarck: Foto linda, hein?! Amei!

Anônimo disse...

on instagram
@simonefaria: ∆ ∆

Anônimo disse...

on isntagram
@daniellanomura: ∆ ∆ Uaaaau!!!!! Foto linda!!!

Laurinha disse...

Gente, muito obrigada!! Achei que o curso tinha sido dinheiro jogado fora, mas já vi que valeu cada centavo!!! Beijão em todas!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...