segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Na biblioteca: A cozinha da saúde

Estou ligeiramente obcecada pelas leituras de culinária saudável. Não posso ver um título interessante dando mole que já saio com ele debaixo do braço.
Acho que na verdade a gente está é bem careca de saber o que vale e o que não vale a pena na alimentação do dia a dia, o que vai manter ou o que vai aumentar o nosso peso. Mas me parece que a nossa curiosidade é algo infinito {ou pelo menos a minha o é}, e a busca por novas informações também incansável.

Foi por isso que nesta última sexta-feira, na minha visitinha semanal à livraria, voltei com mais dois livrinhos pra casa. Um eu ainda não li nem a introdução, mas o outro já quero compartilhar com vocês: é o título A Cozinha da Saúde - Hábitos e receitas para uma vida saudável, de Ferran Adrià, Valentín Fuster e Josep Cordobella.


É claro que o livro já me chamou a atenção logo de cara pelo seu primeiro autor - o chef catalão Ferran Adrià - que, juro, nunca imaginei que teria essa preocupação com a culinária saudável, e achei fantástico poder ter acesso às suas "melhores" receitas. Mas na verdade o livro quase não as contém, e seu foco está mesmo na reflexão sobre a relação que temos com a comida, a nutrição e a saúde.

O interessante é que a narrativa conta a história de uma família com membros de todas as idades, mostrando como pessoas com gostos e necessidades alimentares bastante diferentes podem compartilhar da mesma refeição, de maneira equilibrada e agradável. Adorei a forma como o texto é conduzido.

Só pra deixar o gostinho, olha o livro digerido aqui...

Regras da alimentação saudável

  1. Não perca a visão geral: ao invés de querer comer bem todos os dias, preocupe-se em comer bem toda semana.
  2. Os alimentos não são o inimigo: não existem alimentos bons e alimentos ruins, mas sim maneiras boas e ruins de comê-los.
  3. Coma mais vegetal e menos animal: as dietas mais saudáveis são ricas em produtos de origem vegetal e baixas em gorduras animais, sal e açúcar.
  4. Seja mais animal do que vegetal: movimente-se, pratique atividades físicas.
  5. Não pense só no seu peso, pense na sua saúde: estar no peso correto sempre melhora a saúde, mas isso não significa ter uma silhueta de modelo; não fixe objetivos impossíveis.
  6. Não deixe que decidam por você: tenha o controle do que você come: a indústria alimentícia está muito mais preocupada com seus lucros do que com a nossa saúde.
  7. Leve as crianças para a cozinha: ensine-as a conhecer e preparar os alimentos, assente as bases de uma boa alimentação para toda a vida.
  8. Penso, logo como: se existe algo que o induz a comer mal, procure identificá-lo e solucionar isso.
  9. Tome um bom café da manhã: um bom começo é o princípio de um bom final.
  10. _____________________________
A décima regra é livre, porque todo mundo tem sempre uma boa dica pra dar. Qual é a sua?

Beijos em todos, uma ótima segunda-feira {nosso dia oficial da dieta} e... inté! =)

P.S.: Olha o link do livro aqui!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...