segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comfort Food: Creme de Mandioquinha

Passei a semana toda derrubada por uma gripe da peste. Haja santa paciência pra melhorar...

Não sei vocês, mas eu quando estou doente fico super carentinha. Vontade zero de sair de debaixo das cobertas {devo ter assistido bem uns 10 filmes novos mais o repeteco da cerimônia de fechamento das olimpíadas umas 3 vezes...!} e vontade de comer só aquilo que me conforta. Mingau, sopinha... a famosa comfort food.

Nessa semana a dieta foi pras cucuias, claro. No paparico ganhei bolo de rolo {amo!} e goiabada cascão que virou suflê romeu e julieta. E já que estava tudo perdido mesmo, aproveitei pra transformar a minha sopa creme de mandioquinha da dieta em uma muito, muito mais acalentadora...



























Sopa Creme de Mandioquinha

A versão light da dieta:
  • 7 mandioquinhas sem casca picadas
  • 1 tablete de caldo de legumes {usei o Vitalie®, da Knorr}
  • 2 1/2 litros de água
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada

Preparo da Primeira Etapa:

Leve ao fogo o caldo de legumes com meio litro de água para dissolver. Acrescente as mandioquinhas e mais 2 litros de água. Quando a mandioquinha estiver cozida, passe-a no liquidificador com a mesma água do cozimento {eu acho mais prático usar o mixer na panela mesmo}. Salpique a salsinha e sirva a seguir.

A versão comfort food:

Sopa Creme de Mandioquinha com Linguiça Defumada

  • a base da sopa acima
  • 1 cebola picada
  • alho-poró picado {a mesma quantidade - em volume - da cebola}
  • 3 dentes de alho picados
  • linguiça calabresa defumada picada em rodelinhas {use aquela fininha, calcule 1 por pessoa}
  • requeijão {calcule 1 colher (sopa) por pessoa}
  • noz moscada
  • azeite para refogar

Preparo da Segunda Etapa:

Como a minha sopinha lá de cima já estava pronta {só não com a salsinha, que eu deixo sempre pra salpicar somente na hora de servir}, o que eu fiz foi refogar o alho, a cebola e o alho-poró num fio de azeite, juntá-los à sopinha, e deixar ferver um pouquinho pra pegar bem o gosto. Depois, na mesma frigideira que usei para fazer o refogado, salteei as linguicinhas. {Gentem, saltear aqui é deixar dourar na frigideira com um quase nada de azeite, ok?}
Antes de acrescentar as linguicinhas na sopa, mais uma batidinha com o mixer e pronto: juntei as linguiças, o requeijão, a noz moscada ralada na hora, acertei o sal, salpiquei a salsinha e ficou pronta a nossa sopa!

O legal de fazer assim, em duas etapas, é que você já pode pedir à sua profissional doméstica para deixar a primeira parte pronta, e aí o jantar sai em um minutinho. Além disso, você fica com a opção de comer só na versão light mesmo, caso tenha saído muito da linha no decorrer do dia.... rs

Preparo em Etapa Única:

Mas se a sua intenção desde o início já for fazer com a linguicinha, recomendo que você faça o refogado primeiro, e então junte a mandioquinha picada para pegar bem o gostinho. Só depois acrescente a água com o caldo de legumes dissolvido e deixe cozinhar. Depois é tudo igual: bata no liquidificador {ou no mixer}, junte as linguicinhas salteadas, requeijão, noz moscada, acerte o sal e salpique a salsinha. Feito desta forma a sopa fica ainda mais saborosa.


Minha gente, essa comidinha faz um chamego bom no nosso coração... Façam, depois me contem.

E é isso. Espero que tenham gostado da receita, beijos em todos, uma ótima semana e... inté!!! =)

P.S.: Dani e Nanda, especialmente pra vocês! Depois que fizerem quero ver as fotos, heim?!??

P.S.2: Sei lá se preciso dizer, mas na dúvida... mandioquinha = batata baroa ;)


5 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Costa Del Gaudio: Obrigada pela dedicatoria! Assim que testar te falo e mando foto, prometo!

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Oi Laura Degani amei a dica...a minha profissional faz, mas vou passar essa receita kkk

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Castelo Branco Bettero: Com certeza farei...... Posto as fotos depois... Bj

Anônimo disse...

on whatsapp
Dani Mocelim: Obrigada pela receita!

Laurinha disse...

Meninas, que bom que vocês gostaram!!! Depois que fizerem me contem como ficou! Beijos em todas!!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...