quinta-feira, 26 de abril de 2012

SOS: Chocolate

A vida tá corrida, minha gente... chefinho de férias e eu bastante atarefada! Tô dizendo isso porque meus assuntos estão super mega atrasados por aqui. O Cozinha Prática exibe hoje o seu quarto episódio e eu ainda nem falei do segundo!

Mas vocês entendem, né? Posso, mesmo assim, colocar o papo em dia?

É que no seu segundo programa, a Rita ensinou uma receita incrível com dupla função - mousse e suflê - com o nosso amado chocolate. Eu sempre fui louca pra testar essa receita, mas ainda não o fiz porque não tenho os ramequins (a pronúncia certa, segundo a Rita é "rãmecãn"). E estou durante um super exercício de economia nas minhas adoráveis inutilidades porque o meu rico dinheirinho anda indo embora fácil nisso...!

Assim, para aproveitar os ovos de Páscoa que restaram por aqui, eu acabei testando outra receita do Panelinha, a do Brownie. A foto eu já mostrei nos Momentos Instagram, mas se você não viu e quiser ver como ficou é só entrar lá {@laura_degani}.

O brownie foi presente de aniversário para o meu sobrinho Thiago mas o SOS chocolate que fez um sucesso danado mesmo foi a torta que eu fiz de presente de aniversário para a minha irmã. Telminha é super chocólatra, então eu caprichei na escolha da receita e o resultado foi este aqui:


Torta Trufada de Chocolate com Frutas Vermelhas
baseada na receita de Stefânia Barreto em comumapitadadeacucar.blogspot.com.br

Massa:
  • 200 g de biscoito de leite amanteigado triturado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de água gelada
Recheio:
  • 200 g de chocolate meio amargo {usei o da Garoto®}
  • 200 g de chocolate ao leite {usei o da Nestlé®}
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 30 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Frutas Vermelhas:
  • 3 colheres (sopa) de geleia de frutas vermelhas
  • morangos frescos
  • amoras frescas
  • blueberrys frescos (mirtilos)

E o preparo, que apesar de não parecer, é super simples:


Pré-aqueça o forno a 180º. Divida o biscoito em três partes e triture cada uma separadamente no liquidificador - ou no processador, se você tiver. Coloque tudo em uma vasilha, misture o chocolate em pó, a manteiga derretida e a água gelada. Fica parecendo uma farofa, mas quando você manipular com as mãos, vai perceber uma certa "liga", que é o que permite moldar a massa na fôrma. Esta deve possuir um fundo removível, para ficar com aquele acabamento bonitinho ali da foto.

Muito bem. Distribua a massa pela fôrma, apertando com os dedos. Então, antes de levar ao forno, aconselho que você faça uns furinhos nela com um garfo, para que possa "respirar" durante o processo e continuar baixinha quando estiver pronta. São 10 minutinhos de forno apenas. Depois é só deixar esfriar.

Para o recheio, derreta o chocolate no micro-ondas {no meu 2 minutos são suficientes}. Chocolate derretido vai então ser misturado com o creme de leite e o açúcar {faça tudo na mesma vasilha pra não sujar muita coisa!}.
Na batedeira, coloque a manteiga, um terço da mistura de chocolate e bata em velocidade média por uns dois minutinhos. Coloque o segundo terço da mistura, bata mais dois minutos e repita o processo com o terço final. Sua torta está quase pronta!!!

Coloque o recheio sobre a massa e leve à geladeira por mais ou menos 2 horas. Para o enfeite final, é só derreter a geleia no micro-ondas, espalhar sobre a torta e dispor as frutas inteiras {bem sequinhas} de forma desordenada. No final - mas isso só se você já tiver em casa - polvilhe um pouquinho de açúcar impalpável sobre elas.

Me diz se não é facinho de fazer para um resultado tão bonito desses?!

Espero que tenham gostado!

Beijos e chocolates pra todos e... inté! =)

{E é claro que vai ter P.S.s, né?!}

P.S.: SOS, para quem ainda não sabe, é o nosso novo tag e significa "Sobras de Ontem Sortidas", e serão sempre dicas de aproveitamento de algum ingrediente.

P.S.2: É lógico que você só vai aproveitar seus ovos de Páscoa desta maneira se já não puder mais vê-los na sua frente, porque pelo preço, meu bem, muito mais vale a pena comprar uma barra normalzinha mesmo.

P.S.3: Fui lá na cozinha medir a minha fôrma e ela tem 24 cm de diâmetro. Mas é bem rasinha, então se vc quiser fazer numa menor e mais alta, vai dar super certo também.

P.S.4: O meu pulo do gato nesta receita, é engraçado, mas vamos lá: eu uso o secador de cabelos para secar as frutinhas. É super rápido e não as machuca como quando secamos com o pano de prato. Mas só dá pra fazer isso se o seu secador tiver o vento frio, ok? Se você fizer com o quente... vai virar geleia.

P.S.4: Se você não souber tirar o soro do creme de leite, eu explico: é só colocar no congelador por um tempinho {por exemplo: eu coloquei a latinha no início do preparo desta receita e já foi suficiente para a hora em que eu precisei usá-lo} e aí, na hora de abrir, o creme de leite vai estar durinho em cima e o soro todo separado na parte de baixo. Tem gente que gosta de inverter e abrir a lata pelo fundo, para já descartar o soro logo de cara.

P.S.5: Cozinha Prática hoje, às 21h15 no GNT, heim? Vai ter frango assado, polenta e molho pesto! Nham nham!!!


9 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Bárbara Holanda: Adorei!!! Vou tentar. Bjs

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Ótima dica!!! Bjs

Anônimo disse...

on facebook
Telma Degani: Hummmmm!!!! Super aprovei! Amei! Me esbaldei! Quero outra! Beijos

Anônimo disse...

on facebook
Cyntia Azevedo: Aff, isso deve ser horrível! :-P Hahahahaha

Anônimo disse...

Erika Sato: Lá adorei a receita e vou fazer neste feriado pois está prometendo chuva aqui em Sampa. Beijos com muitas saudades!!!

Anônimo disse...

Erika Sato: Oi Lá!!! Adorei a receita! Vou fazer no feriado pois está prometendo chuva aqui em Sampa. B-jos com saudades!!!

Laurinha disse...

Oi meninas! Esta receita acho que de todas que eu já postei aqui no blog é a única que eu diria: NÃo DEIXEM DE FAZER DE FORMA ALGUMA!!!!
Quero que depois vocês me contem o resultado, ok? Beijão, queridas!!!!

Laiz disse...

AAAAAAAAIIIIII SAI PRA LÁ COM ESSA DELÍCIAAAAAAAAAA! Se eu passar perto de uma dessas eu como inteira sozinha!!!! Estou de dieta, vou correndo pro outro post! hahahah Estou com muita muita muita água na boca!!!! Saudades de vc!!!!!!!Bjo bjo bjo

Laurinha disse...

Kkkkkkkk!!! Laiz, que delícia ver você aqui! Beijos mil!!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...