terça-feira, 6 de março de 2012

Clube Amélie - Torta de Brócolis e Requeijão

Quando fiz faculdade, tive o prazer de dividir o meu dia a dia com mocinhas muito muito especiais. Eu, Cacá, Marina, Carol, Thati e Erika viramos uma familinha lá em Pirrrrrracicaba (com um "r" bem puxado, tá?), e supríamos umas às outras um pouquinho da saudade que sentíamos de casa.

Como lá além da facul ser em tempo integral a gente ainda tinha que estudar pacas, lavar e passar roupa e faxinar o ap, era raro o dia em que animávamos a fazer algo diferente na cozinha. Mas quando isso acontecia... ah, que delícia!

E foi assim que a Marina nos apresentou sua torta divinamente maravilhosa. Pra mim, hoje ela não tem mais sabor de brócolis e requeijão, mas sim de amizade... o melhor sabor do mundo, sabe?

Pois a Ma hoje está morando no Canadá. E quando combinamos de fazer a torta juntas, via Skype para o Clube Amélie, acabamos precisando cancelar porque o pequeno Daniel já não via a hora de chegar para aumentar essa família linda. Então um dia a Ma fez a dela lá - no maior esforço: no Canadá não tem requeijão nem o brócolis que temos aqui - e eu, num outro dia fiz a minha aqui.

Mas uma coisa eu posso garantir: mesmo sem Skype, senti a Ma aqui comigo, e sim, fizemos juntas a nossa tortinha!

A torta da Ma, lá no Canadá...

... e a da Lalá aqui!

Vai um pedacinho da torta da Ma?...

...e da tortinha da Lalá?!

Torta de Brócolis e Requeijão da Marina
por Marina Sordile Marcon - a Ma!

Massa: 
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de maionese
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • farinha até dar o ponto ( mais ou menos 2 xícaras)
Junte os ingredientes e vá acrescentando a farinha até que a massa fique bem macia e desgrudando das mãos. Reserve. Esta quantidade é suficiente para forrar e cobrir uma forma pequena.
 

Recheio:

  • 2 maços grandes de brócolis {o segredo aqui é usar aquele original mesmo, sabe? a Ma fez com o "americano" e disse que não fica a mesma coisa}
  • 2 copos de requeijão - não use o light porque é muito mole {a Ma usou cream cheese, mascarpone e muçarela}
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • azeite para refogar
  • sal e pimenta a gosto
Olha como a Ma faz, que eu fiz igualzinho:

"Quando eu vou cortar o brócolis, eu uso os raminhos, as folhas mais verdes picadinhas e os talinhos (estes sem aquela "casquinha" mais grossinha). Coloque para ferver em uma panela grande com água e sal até que fiquem bem macios {gentem! acabei de ver que esqueci essa parte!!! fiz com o brócolis só refogadinho mesmo}. Escorra bem por alguns minutos. Enquanto isso, refoque o alho picadinho no azeite até dourar. Adicione o brócolis e refoque bem. Tome cuidado nesta hora, pois o brócolis começa a soltar muita água. Deixe evaporar toda a água para acrescentar os 2 copos de requeijão, assim o recheio fica mais consistente e não escorre pelas bordas da torta. Tempere ao seu gosto com sal, pimenta, cheiro-verde... e deixe esfriar, assim ele fica mais durinho tb.
 
Pré-aqueça o forno {pré-aqueci em 180º}
Unte a forma com azeite {eu usei uma forma antiaderente, então pulei esta parte}. Abra a massa com um rolo de macarrão numa espessura de mais ou menos 0,5cm e reserve um pedaço menor para cobrir {eu não tinha o rolo, por isso não consegui abrir tão fininho como a Ma}. Coloque a massa na forma, faça uns furinhos com um garfo e coloque no forno por uns 10 min. Isso ajuda a assar bem a parte inferior da massa, pois o recheio muito úmido pode deixar ela meio crua. 
Retire a forma do forno e coloque o recheio. Cubra com a massa que restou e pincele com uma gema. Volte para o forno até que esteja bem douradinha."

Ma, a minha torta ficou uma delícia, muito obrigada por ter compartilhado sua receita com a gente! Saudades mil!!!

Marina! Não é linda a minha amiguita?


E vocês, meus queridos, espero que tenham gostado da receita e façam, façam mesmo!
Depois não esqueçam de me contar como ficou!

Beijos em todos e... inté! =)


6 comentários:

Marina disse...

Ai, La... que emocao ler isso e sentir a amizade transbordar dos olhos... muitas saudades!!! E que bom que a torta ficou boa! E linda :) Quem sabe, um dia, a gente nao junta as colheres de pau e cozinhamos juntas de novo? O convite pra vir pra ca estara sempre de pe :), convence o maridao ai...
Amiga, obrigada por este carinho, parabens pelo blog e mil beijos!
Marina

Letícia ou Lele... disse...

Com certeza vou tentar fazer !! assim que tiver um tempinho... amo brócolis !!beijos

Laurinha disse...

Ma querida, fico muito feliz de saber que gostou!!! E a torta... foi sucesso absoluto aqui!
Muitas saudades de você, muitas meeeeeesmo!!!
Vou ver se convenço o maridão de ir aí mesmo, já pensou que máximo?
Beijos mil pra você! =)

Laurinha disse...

Faz sim, Lele!!! Você vai amar! Beijosss

Telma disse...

Adorei!!! Vou me arriscar qualquer dia, com certeza! Beijo

Laurinha disse...

Arrisca sim, Telminha! Fica uma delícia!!! Beijosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...