sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Deu certo!

Gente! Deu certo o nosso Confit de Alho! Eba!!!


Não ficou lindão?!
E muito, muitíssimo saboroso, eu "agarantio"! O alho fica docinho (de verdade!), dá pra comer purinho, sem pão nem nada. Mas é claro que a graça é você usá-lo nas receitas, ou como antepasto, vai ser um sucesso só.

Meu alecrim, que agora mudou de "vaso", também emprestou seu cheiro fantástico, e agora nossa conserva dois em um também rendeu um maravilhoso azeite aromatizado. E viram como a cor ficou linda? Douradinha?

Agora a minha sugestão de uso: você pode servir numa vasilha individual, com um pouquinho do azeite, assim, ó:

... e aí na hora de comer é só tirar o alho de dentro da casca - ele vira uma pastinha - e misturar no azeite:

Dá pra acompanhar um pãozinho italiano, uma torradinha simples, ou um filé, um franguinho, ou uma batata assada, uma pizza... ou qualquer coisa porque ele fica muito muito levinho, minha gente, gostoso demais da conta!

O segredo desta receita é só a temperatura do cozimento, porque se o seu fogo for muito forte ele vai fritar, ao invés de cozinhar. Então, uma boa dica é fazer no forninho, e não na panela - eu tive que ter uma paciência de Jó, colocando e tirando a panela do fogo umas mil vezes...

Então, pra você ser mais esperto(a) que eu, faça assim:

Coloque numa vasilha que possa ir ao forno meio litro de azeite, os dentes de alho debulhados com a casca (mas sem aquela pelinha branca, que une os dentes na cabeça de alho) e uns raminhos de alecrim. A quantidade de alho é você quem vai definir: se quiser mais alho que azeite, ou mais azeite do que alho: o importante é que eles fiquem todos submersos, ok?
Daí você vai colocar a vasilha no forninho elétrico, à 60º (lembre, este é o segredo!), e deixar lá, por um tempo que pode variar entre 30 e 50 minutos (pra saber se está bom, tire um dos dentes, coloque num pratinho e veja se ele já está pastoso). Tire do forno, deixe esfriar e transfira para um pote de vidro que fique bem vedado.
Se não quiser usar tudo de uma vez, dá pra guardar na geladeira e ir usando aos poucos também!

Meus queridos, espero que tenham gostado da receita e que tenham todos uma ótima sexta-feira! Inté! =)


3 comentários:

Marth disse...

hummmq delicia... quero fazer esse!! :-)
Beijinhoss

Marth disse...

Hum que delicia....
quero fazer esse :P
Beijaooo

Laurinha disse...

Faz, Marth, muito muito delicioso! Beijossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...